O que são Antioxidantes?

O que são Antioxidantes?

Antioxidantes são moléculas que combatem os radicais livres.

Mas para que essa frase faça algum sentido, precisamos entender um pouco melhor o que são radicais livres e o que eles fazem na nossa pele.

O que são Radicais livres?

Radicais livres são moléculas instáveis que se formam dentro das células. Procurando se estabilizar, elas “roubam” outras moléculas das nossas células, daí acontece o processo de oxidação que altera a função das células e danifica o metabolismo celular, o que faz com que a pele tenha o processo de regeneração mais lento, além acelerar o processo de envelhecimento.

Esse processo acontece o tempo todo no nosso corpo e pele. É algo que não podemos parar, porque faz parte do processo natural de envelhecimento.

Mas é possível sim, retardar ou minimizar os efeitos dos radicais livres na nossa pele por saber o que aumenta a sua produção e também o que fazer para proteger a nossa pele deles.

O que aumenta a produção de radicais livres?

  • Reações metabólicas
  • Poluição
  • Tabaco
  • Dieta restritiva
  • Estresse físico ou mental
  • Medicamentos
  • Estilo de vida não saudável
  • Radiação ultravioleta

Eu sei que parece desesperador, porque praticamente o simples fato de estar vivo e exposto a qualquer ambiente, produz radicais livres. E essa é a realidade. Estresse oxidativo significa envelhecer, e isso, todos nós vamos.

Mas no que diz respeito à nossa pele, alguns cuidados e ativos cosméticos podem retardar esse processo, ou torná-lo mais ” suave”.

Ativos antioxidantes

Se você deseja evitar ao máximo que os radicais livres causem danos a sua pele, inclua na sua rotina de skincare, cosméticos com os seguintes ativos:

  • Vitamina C – grande parte dos estudos focam na Vitamina C pura ( Ácido Ascórbico ) mas ótimos derivados também são estudados e tem ótima eficácia. Além de combater a ação dos radicais livres, essa substância é capaz de estimular a produção de colágeno – que ajuda a reparar as rugas e melhorar a firmeza -, além de proporcionar uma pele mais luminosa e uniforme, clareando as manchas.
  • Resveratrol – quando aplicado à noite, ele melhora a recuperação da pele contra os danos sofridos durante o dia. O resveratrol é famoso por estimular o próprio corpo a produzir antioxidantes naturais, aumentando as defesas das células contra as agressões externas.
  • Vitamina E – muito estudada e reconhecida pelos seus benefícios de proteção da função de barreira da pele, quando associada à Vitamina C pura sua ação antioxidante é potencializada aumentando os seus benefícios.
  • Ácido ferúlico – Além de ser um excelente potencializador da capacidade fotoprotetora em conjunto com o filtro solar, o ácido ferúlico é capaz de aumentar a ação antioxidante da Vitamina C e Vitamina E, potencializando seus benefícios antioxidantes. Para você que vive em cidade grande e ainda pratica ou convive com pessoas tabagistas, esse ingrediente é a sua melhor opção.
  • Extrato de arroz roxo – O arroz roxo, também chamado de Oryza sativa, é um cereal de origem asiática, que contém grandes quantidades de antocianinas em sua composição, muito conhecidas na medicina por suas propriedades antioxidantes. Embora seja menos conhecido, o ativo está presente em vários cosméticos, ajudando na inibição dos radicais livres e no combate ao envelhecimento precoce.
  • Phloretin – Essa substância promove uma ação antienvelhecimento, reduz rugas e flacidez, proteção contra a radiação solar UVA, UVB e Infravermelha, proporciona maior luminosidade à pele, além de auxiliar na redução das manchas.

Proteção solar e estilo de vida

Como vimos anteriormente, a radiação UV do sol aumenta (e muito!) a oxidação da nossa pele. Por isso, evitar se expor ao sol e usar protetor solar corretamente é essencial. De nada adianta usar cosméticos com todos os ativos citados acima, se não existir proteção solar.

Lembre- se que se bronzear  não passa de uma forma de agressão que você provoca na pele por se expor ao sol, e que sua pele se bronzeia como uma forma de se proteger dessa agressão. Se bronzear NUNCA é saudável!

Outro ponto importante, é como você leva a sua vida no sentido mais amplo. Estresse emocional, má alimentação, tabagismo, abuso de álcool e sedentarismo vão com certeza influenciar na forma e rapidez que você e sua pele vão envelhecer.

Pele saudável, pertence a quem tem hábitos saudáveis de vida, e não apenas a quem usa bons cosméticos!

Conheça alguns cosméticos que possuem ativos antioxidantes:

Sérum Vitamina C Creamy

Sérum Vitamina C Creamy

Neutrogena Hydro Boost Water Gel FPS 25

Hidratante facial clareador Hada Labo Shirojyun Premium Milk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira Também