Sem dúvidas o retinol é o ativo cosmético mais renomado e que mais possui evidências comprovando sua eficácia.
Dezenas de estudos mostram que incluir o retinol na rotina de skincare pode atenuar linhas finas e melhorar a textura geral da pele por reduzir o aspecto dos poros.
Além disso, esse ativo vem sendo aplicado com sucesso em peles com acne e manchas.
Mas diria que com as evidências que temos hoje, a principal função do retinol é combater o fotoenvelhecimento, envelhecimento causado pelo dano solar.
O retinol age por estimular a produção de colágeno e ácido hialurônico pela nossa pele e regenerar as células.
É como se o retinol colocasse as nossa células para trabalhar melhor e com mais intensidade.
Mas e quanto ao sérum Retinol B3 de La Roche Posay, será que ele entrega realmente todos os benefícios do retinol?
Antes de compartilhar minha experiência, vamos conhecer mais a fundo a fórmula desse produto.
Ativos Retinol B3 La Roche Posay
A fórmula do sérum Retinol B3 possui 5 ativos principais, são eles:
Retinol (retinol puro)
Como vimos acima, o retinol é um ativo que traz diversos benefícios para a pele, principalmente no que diz respeito ao combate ao envelhecimento.
É importante dizer que na fórmula do sérum Retinol B3, encontramos o “retinol puro”, que é um retinóide (derivado da Vitamina A) também conhecido como Vitamina A1.
De fato, o retinol é o retinóide utilizado em cosméticos que mais possui evidências, e que mais entrega resultados.
Retinyl Palmitate
O Retinyl Palmitate trata-se de um derivado do retinol. Seria uma versão do retinol mais branda e que causa menos irritações na pele.
Porém, não existe muita evidência de que esse ativo traga os mesmos efeitos que o retinol puro, pois ao ser convertido na nossa pele em retinol, acaba perdendo um pouco de sua eficácia.
O Retinyl Palmitate tem sido usado como uma alternativa ao retinol por pessoas que tem a pele extremamente sensível e não toleram a renovação provocada pelo retinol puro.
Niacinamida (vitamina B3)
A Niacinamida é um ativo consagrado e que possui diversas indicações.
Dentre todas as indicações, podemos destacar seu poder de controlar a produção de sebo pela pele, proteger e restaurar a nossa barreira cutânea, clarear manchas e melhorar o aspecto de poros e linhas de expressão.
Além disso, a Niacinamida pode ajudar a acalmar irritações e melhorar a vermelhidão da pele.
Sodium Hyaluronate
O Sodium Hyaluronate trata-se do sódio do Ácido Hialurônico.
Nesse formato o Ácido Hialurônico possui ação hidratante, e por ter alto peso molecular age na superfície da pele, atraindo moléculas de água e retendo a hidratação cutânea.
Água Termal de La Roche Posay
Presente em todos os produtos da marca, a Água Termal de La Roche Posay possui, segundo própria marca, ação calmante e suavizante.
Resenha: Retinol B3 – La Roche Posay
O sérum Retinol B3 une o retinol à ativos hidratantes e calmantes. Isso faz com que esse produto seja indicado para peles sensíveis.
Como vimos, a fórmula possui o retinol puro e um derivado de retinol.
Infelizmente não encontrei no site da marca a informação sobre a concentração do retinol na fórmula para saber se esse produto possui mais retinol puro do que seu derivado.
Sabemos porém que o retinol na concentração de 0,1% já traz benefícios para a pele, sendo a concentração de 0,3% o máximo permitido para o uso em cosméticos.
Sendo assim, imagino que a concentração de retinol puro nesse produto seja baixa. Não porque ele não me entregou resultados, mas porque não tive nenhuma irritação ou descamação ao usar esse sérum.
Tenho a pele bem sensível e também rosácea. Por isso, minha pele não costuma tolerar produtos que possuem concentrações muito altas de retinol.
Ao usar o Retinol B3, pude perceber a mudança na minha pele em poucos dias.
Notei a pele com o tom e a textura mais uniformes e os poros menos visíveis.
Com o uso constante, notei uma leve melhora nas linhas finas que tenho ao redor dos olhos.
Algo que ficou visível ao usar esse sérum, foi o viço e a maciez que a pele adquiriu graças à renovação celular.
A textura do Sérum Retinol B3 é super leve. O produto não some completamente pois ainda é possível sentir um toque hidratante na pele. Mas mesmo assim é um sensorial muito agradável.
Creio que mesmo quem tem a pele oleosa, vai gostar da sensação desse produto na pele.
No geral, gostei muito desse sérum e pretendo continuar o incluindo na minha rotina de skincare.
Vale lembrar que produtos com retinol devem ser usados apenas na rotina noturna, e que pela manhã é imprescindível o uso de protetor solar.
A única coisa que mudaria nesse produto é a embalagem.
Por ser em conta gotas, percebo que ocorre um desperdício de produto. Além disso, seria interessante se esse sérum não entrasse em contato com o ar, para evitar sua oxidação. Nesse caso seria ideal uma embalagem com pump.
O sérum Retinol B3 custa em média R$160,00 e vem com 30ml.
Apesar de ser um produto relativamente caro, na minha opinião vale o investimento por entregar ótimos resultados sem sensibilizar a pele.
Lista de Ingredientes
AQUA / WATER • GLYCERIN • CYCLOHEXASILOXANE • ALCOHOL DENAT • PENTYLENE GLYCOL • NIACINAMIDE • DIMETHICONE • GLYCINE SOJA OIL / SOYBEAN OIL • PPG-6-DECYLTETRADECETH-30 • SODIUM HYALURONATE • RETINOL • ADENOSINE • AMMONIUM POLYACRYLOYLDIMETHYL TAURATE • CAPRYLYL GLYCOL • CITRIC ACID • TRISODIUM ETHYLENEDIAMINE DISUCCINATE • XANTHAN GUM • POLYS ILICONE-11 • RETINYL PALMITATE •TOCOPHEROL • PHENOXYETHANOL • PARFUM / FRAGRANCE.