8 razões para usar protetor solar todos os dias

É impossível falar de skincare sem falar de proteção solar. Para muitos especialistas, esse é o passo principal para ter e manter uma pele bonita e saudável durante a vida.

Sem o uso correto do protetor solar, todo e qualquer tratamento dermatológico ou possível resultado que um cosmético poderia proporcionar, vai por água abaixo.

Conheça agora 8 razões para usar protetor solar todos os dias.

8 razões para usar protetor solar todos os dias

1. Previne o aparecimento do câncer de pele

mulher em consulta com dermatologista

A comunidade científica já entrou em um consenso ao afirmar que a radiação UV vinda do sol, pode provocar reações na nossa pele e nos nossos olhos.

Entre essas reações está o câncer de pele, que apesar de ser uma doença multifatorial, é sempre muito relacionada à exposição solar em excesso.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, ainda são necessários mais estudos que abordem o papel do protetor solar na prevenção do câncer de pele.

Porém, os estudos já existentes nos dão confiança de que usar protetor solar todos os dias, em especial quando vamos nos expor diretamente ao sol, pode sim prevenir o câncer de pele.

Certo estudo conduzido por Adele Green e realizado na Austrália, país com grande incidência de radiação solar como o Brasil, concluiu que a população que fazia uso constante de filtro solar,  teve quase metade dos casos de melanoma se comparado aos que não usavam filtro solar.

Por isso, mesmo carecendo de mais evidências e estudos, podemos encarar o protetor solar como uma arma contra o câncer de pele.

2. Previne o envelhecimento precoce

mulher idosa se olhando no espelho

Como vimos no primeiro ponto, o protetor solar é muito valioso para manter a saúde da nossa pele. Mas você sabia que usar protetor solar corretamente todos os dias pode manter a sua pele  jovem e bonita por mais tempo?

Os raios UV, em especial os raios UVA penetram profundamente na pele e podem com o tempo, acelerar a degradação das fibras de colágeno e elastina, responsáveis por dar a firmeza e elasticidade da pele.

A radiação vinda do sol, aumenta também os radicais livres, que por sua vez “oxidam” a pele, acelerando o processo de envelhecimento.

O sol também desidrata a pele e faz com que ela tenha mais dificuldade de se regenerar.

Não é à toa que muitos dermatologistas consideram o protetor solar o melhor creme anti-idade que existe!

3. Previne o aparecimento de machas

mulher se olhando no espelho

Quando nos expomos ao sol, estamos de certa forma agredindo e irritando a nossa pele.

Essa irritação faz com que os melanócitos, células que produzem melanina (substancia responsável por dar pigmento á pele), produza e libere um excesso dessa substancia, formando assim as manchas.

Se usamos corretamente o protetor solar, “barramos” esse processo, impedindo assim o surgimento de novas manchas.

4. Clareia manchas já existentes

mulher aplicando protetor solar e clareando manchas

Além de agir como um preventivo ao aparecimento de manchas, o protetor solar pode também auxiliar no clareamento de manchas já existentes.

Isso acontece porque a pele se renova constantemente, então mesmo que a mancha não suma por completo, manter a pele sempre protegida do sol usando protetor solar, pode melhorar muito o aspecto das manchas.

Sendo assim, além de usar produtos clareadores e realizar procedimentos dermatológicos, usar protetor solar é parte essencial do tratamento contra manchas.

5. Não prejudica a absorção de Vitamina D

mulher tomando sol na praia absorvendo vitamina d

Algumas pessoas tem receio de incluir o protetor solar na rotina por achar que ele pode prejudicar a absorção de Vitamina D pela pele.

Porém, isso não acontece!

Por melhor que seja o seu protetor solar, ele jamais bloqueará completamente a radiação solar. Por isso, mesmo que use constante o fotoprotetor, sua pele ainda receberá uma certa quantidade de radiação, que já será suficiente para a absorção da Vitamina D.

Isso acontece porque no nosso país recebemos muita radiação solar, então seria impossível bloquear completamente esses raios.

Outro fator, é que dificilmente seremos capazes de aplicar o protetor solar em todas as áreas expostas, criando assim um espaço desprotegido que receberá a radiação.

6. Protege a pele em ambientes fechados

mulher trabalhando em um escritório perto de uma janela

O protetor solar é um produto indicado para o uso durante a exposição solar. Não teria sentido usar esse produto em ambientes totalmente fechados ou à noite, por exemplo.

No entanto, é necessário prestar a atenção no ambiente que passamos o dia.

Nos dias de hoje, a maioria das pessoas passa o dia inteiro fechado em escritórios, e saem desse ambiente apenas quando o sol já se pôs.

Se esse é o seu caso, observe se no seu ambiente de trabalho existem janelas e se de alguma forma você tem contato com a luz solar.

Observe também se você sai desse ambiente fechado durante o dia, como no horário do almoço.

Se esse for seu caso e se de alguma forma, direta ou indiretamente você se expõe ao sol, use protetor solar diariamente.

7. Cria o hábito de se proteger

mulher criando o hábito de se proteger com protetor solar

Quando conseguimos adicionar o protetor solar na nossa rotina, automaticamente ficamos mais observadores e prestamos mais a atenção nas ocasiões que poderiam nos expor demais ao sol.

Se você tem dificuldade de criar este hábito, tente o seguinte:

  • Escolha um local estratégico para deixar o seu protetor solar, deixe-o à vista em um lugar que você passa todos os dias.
  • Atrele o hábito de aplicar o protetor solar a outro hábito que você já tem, como escovar os dentes todos os dias pela manhã.
  • Leve um protetor solar sempre com você, tenha um produto na bolsa ou na sua mesa de trabalho. Dessa forma se você esquecer de aplicar pela manhã, poderá aplicar depois.

8. É um ato de autocuidado e amor próprio

Mulher asiática se olhando no espelho em um ato de autocuidado

O simples ato de aplicar o protetor solar pode cuidar da nossa saúde, prevenindo o aparecimento do câncer de pele, assim como pode manter nossa pele mais bonita, forte e jovem por mais tempo.

Um único produto, que pode gerar tantos benefícios para a pele!

Sendo assim, sempre que estiver aplicando seu protetor solar lembre-se: você está se amando e se cuidando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.