Ácido Hialurônico em Cosméticos

Ácido Hialurônico em Cosméticos

Nos últimos anos, vimos um fenômeno ocorrer com os produtos de skincare, mais precisamente com os produtos de hidratação. Basicamente “todos” os produtos tinham como protagonista ou coadjuvante, o Ácido Hialurônico!

Já vimos isso acontecer em outros tempos com outros ingredientes também. Se me lembro bem, houve um tempo que era comum produtos com o ativo DEMAE na formulação. Hoje é um ingrediente esquecido e sem uma boa reputação.

Isso não deve nos surpreender, a indústria trabalha construindo a fama de ativos e criando em nós uma necessidade de utilizar esse ou aquele produto, com esse ou aquele ingrediente.

Mas e quanto ao Ácido Hialurônico? Será que não passa de uma moda no mundo do skincare, ou ele pode realmente trazer benefícios para a nossa pele?

O que é Ácido Hialurônico?

Primeiramente, é bom dizer que o ácido hialurônico é produzido naturalmente no nosso corpo, Essa substância é responsável por preencher os espaços entre as células.

Além disso, é uma molécula capaz de reter alta quantidade de água, mantendo a pele hidratada, firme e lisa.

Com o passar dos anos, perdemos o estoque dessa substancia, e isso agrava a desidratação da nossa pele, sendo esse um fator que contribui para o envelhecimento da pele.

A molécula do Ácido Hialurônico, ou AH como também é conhecida, vem sendo estudada desde meados dos anos 1930.

Na época ainda sem aplicações estéticas como vemos hoje. Mas foi a partir dos anos 80, que o Ácido Hialurônico começou a ser aplicado em formulações cosméticas.

A função de cosméticos com ácido hialurônico, é basicamente atrair moléculas de água à nossa pele, ajudando a manter níveis saudáveis de hidratação na superfície da pele.

Outro ativo que também possui essa ação higroscópica (função de atrair água) é a Glicerina. Mas diferente do ácido hialurônico, nenhum marketing é feito nesse respeito, mesmo que a glicerina esteja presente em vários produtos hidratantes também.

Tipos de Acido Hialurônico

Em cosméticos, podemos encontrar ao menos 8 tipos de Ácido Hialurônico. O que os difere, é o seu peso molecular.

Moléculas menores são capazes de penetrar mais profundamente na pele, enquanto moléculas maiores, agem hidratando a superfície da pele.

O fato da molécula de AH ser grande, não quer dizer que ela não é eficaz hidratando a pele. Significa que ela vai fazer isso de uma outra forma, protegendo e impedindo que a água da pele evapore.

O que pode mudar, é o sensorial do produto. Geralmente, produtos que possuem moléculas menores de AH, são mais leves e praticamente somem na pele. Já cosméticos com moléculas maiores de AH, dependendo de como foram formulados, pode ter um sensorial mais “visível’ e até deixar uma sensação levemente grudenta na pele.

Não raro, as fórmulas dos cosméticos unem vários tipos de Ácido Hialurônico, para proporcionar uma hidratação mais completa.

Os tipos de Ácido Hialurônico são:

Sodium Hyaluronate Crosspolymer

Possui alto peso molecular. Age como um “véu de hidratação”. Funciona como uma proteção, mantendo a umidade da pele

Sodium Hyaluronate

É o sal de sódio do ácido hialurônico. Seu papel é atrair água do ambiente para a pele. Por possuir alto peso molecular, é responsável por uma hidratação mais superficial.

Hydroxypropyltrimonium Hyaluronate

Com peso molecular intermediário, essa molécula tem capacidade filmógena, responsável por uma hidratação mais prolongada da pele.

Sodium Acetylated Hyaluronate

É um tipo de NMF (Natural Moisturizing Factor), ou seja, essa molécula é encontrada naturalmente na nossa pele. Sua função é proteger a barreira cutânea, impedindo que a pele se desidrate facilmente. Esse tipo de AH, faz isso por ser um agente de ligação com a água.

Potassium Hyaluronate

Esse ativo é o sal potássico do Ácido Hialurônico, e possui baixo peso molecular. Seu papel é drenar a água do interior da pele para a superfície. Essa ação, garante que a epiderme esteja sempre hidratada.

Hydrolyzed Sodium Hyaluronate

Também possui baixo peso molecular e por isso, consegue penetrar nas camadas mais profundas da pele. Sua ação é umectante, garantindo uma hidratação interna.

Hydrolyzed Hyaluronic Acid

Por estar na forma hidrolizada do AH, age como umectante na pele. Sua molécula é tão pequena, que penetra facilmente no estrato córneo.

Hyaluronic Acid

Ativo que dá hidratação fundamental e profunda. Sua molécula é facilmente absorvida pela pele, e promove a geração de Aquaporina 3. Possui baixíssimo peso molecular, menos de 10 kilodaltons.

Vale a pena investir em produtos com AH?

Na minha opinião, o Ácido hialurônico é sim um bom ativo hidratante, cumpre o seu papel. Mas diferente do que muitas empresas tentam propagar, ele não é um ativo inovador ou que preenche rugas e linhas finas, diferente do que acontece com preenchedores injetáveis.

Gosto muito de produtos com AH, porque além de hidratar muito bem, eles costumam ter uma textura leve, absorver rapidamente e permitir que eu aplique outros produtos na sequencia, como protetor solar ou ácidos esfoliantes.

Mas, confesso que apesar de gostar de cosmético com Ácido Hialurônico, ás vezes  sinto um tédio em ver praticamente tudo contendo esse ingrediente.

O que nos resta é aguardar algum ativo “novo” se tornar o novo hype no mundo dos cosméticos.

Para conhecer outras aplicações do Ácido Hialurônico, leia o excelente post do portal Dermaclub.

Conheça alguns produtos com Ácido Hialurônico

Existem diversos produtos hidratantes que possuem esse ativo.

Aqui vou listar alguns dos meus produtos favoritos com ácido Hialurônico:

Loção Hidratante Anti-idade Hada Labo Gokujyun Alpha Lotion

Loção facial em embalagem vermelha de plástico.

Hidratante Neutrogena Hydro Boost Water Gel

Hidratante gel facial da Neutrogena em embalagem azul com tampa branca.

Mineral 89- Vichy

Sérum facial Vichy Mineral 89 em embalagem de vidro

Hidratante facial clareador Hada Labo Shirojyun Premium Milk

Hidratante clarerador Hada Labo

Neutrogena Hydro Boost Water Gel FPS 25

Hidratante facial Hydro Boost com FP 25

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira Também